Direito virtual
Breves Notas Históricas
Alvin Tofler destacou nos anos 70 a emergência de uma sociedade de informação. Essa exige cada vez mais que seus participantes executem mais tarefas e acessem mais informações rompendo os limites de fusos-horários e distâncias físicas (ações que devem ser executadas num tempo paralelo ao analógico, ou seja, digital).
A sociedade humana vive em constante modificação: mudamos da pedra talhada ao papel; da pena com tinta ao tipógrafo; do código Morse ao GPS; da carta ao email e do telegrama a vídeo conferência.
A evolução da sociedade pode ser dividida em três ondas:
1ª Nomadismo, quando a espécie humana deixou o nomadismo e passou a cultivar a terra (era agrícola que tinha a terra como instrumento de poder).
2ª Inicia na revolução industrial. A riqueza passa a ser uma combinação de propriedade, trabalho e capital (o ápice ocorre com a 2ª Guerra Mundial)
3ª Era da informação, esta começou a dar seus primeiros passos antes mesmo do apogeu da segunda onda com a invenção do telefone, cinema, rádio e TV. É nessa época que surge a tecnologia digital culminando a criação da internet (50 anos entre o final do século XIX e inicio do século XX) inclui-se nesse período mais dois novos elementos, a velocidade (cada vez maior na transmissão de informações) e a origem descentralizada destas. Marshal (um dos maiores teóricos da comunicação) afirma que havia uma contraposição entre a sociedade fortemente baseada na palavra escrita (surgida pela imprensa inventada pó Hutemberg no sec.Xv) e uma sociedade eminentemente visual onde a TV e o cinema desempenham o maior papel. Para ele o cinema e a TV são os responsáveis pelo surgimento de uma “aldeia global” onde toda humanidade estaria interligada.
O Mac Luan já previa uma aldeia global com número maior de pessoas conectadas em uma única rede. Obs.: o que temos hoje é uma grande diversidade causada pela individualização que Tofler chama de overchoice ( mundo em que as possibilidades são