Iso 19011
Para que uma auditoria aconteça de forma a produzir uma conclusão real, confiável, justa e que agregue para a melhoria contínua do sistema de gestão da empresa, é necessário que os auditores sigam alguns princípios definidos na norma ISO 19011:2012 que trata das auditorias em sistemas de gestão. Esta norma, no requisito 4, apresenta os seguintes princípios de uma auditoria, que pouco mudaram da última versão de 2002 para esta.
Vamos ver quais são eles:
Os princípios seguintes estão relacionados a auditores.
A) Integridade: o fundamento do profissionalismo.
Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria. Deve fazer seu trabalho de forma a representar a verdade.
B) Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão.
O auditor deve relatar com exatidão tudo aquilo que observa em uma auditoria, deve fazê-lo com total zelo e observação aos requisitos e a realidade do que está sendo auditado.
C) Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria
Auditores pratiquem o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes de auditoria e outras partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator fundamental para que a verdade da auditoria seja registrada.
D) Confidencialidade: a segurança da informação
Os auditores terão acesso a várias informações estratégicas do auditado e é necessário que não usem essa informação em vantagem própria.
Outros princípios se relacionam a auditoria, que é por definição independente e sistemática
E) Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria
Se você trabalha no setor de compras não deveria auditar esse setor em uma auditoria interna. Se você