ISO 14001
As questões levantadas neste trabalho serão direcionadas à visão socioambiental e estarão relacionadas às atividades e práticas dos postos de combustíveis.
A pesquisa tem a finalidade de fazer um levantamento dos resíduos sólidos e líquidos gerados com as trocas de óleo dos veículos e a questão que se coloca é: Quais os procedimentos que poderíamos utilizar para racionalizar tais sobras de resíduos e também como separá-los por tipologia para realizar a coleta de forma adequada para esses materiais?
A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida.
Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.
O objetivo geral é atingir as metas definidas otimizando nossos serviços e tornar-se uma referência nos modelos de nossas práticas para adquirir assim o ISO14001.
Sabendo-se que é preocupante a questão da contaminação por resíduos descartados nos postos de combustíveis, é de suma importância que cada posto assuma sua posição para acondicionar e dar a destinação ambientalmente correta para esses resíduos contaminantes.
Gerenciar esses resíduos sólidos e líquidos, trata-se de um aspecto Ambiental fundamental e emergencial nos dias atuais e diante dessa tendência mundial, vários questionamentos surgiram como termos e ferramentas que auxiliam na adequação da empresa ao exposto, tais como: eco eficiência, sistema de gestão ambiental e suas ferramentas (produção mais limpa (P+L), racionalização de resíduos, reciclagem), auditorias ambientais, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ISO’s, dentre outros.
Desenvolver um planejamento estrutural com ações de melhorias para inúmeras atividades relacionadas ao assunto, seja nas áreas produtivas,comerciais e prestadoras de serviços, certamente contribuirá com a elevação do conceito da