Iso 14000
ANDREA RAMOS
CAMILI SOVERAL
JEANE ALMEIDA
RITA DE CÁSSIA
RUBIA MONTEIRO
TALITA ALPOIM
ISO 14000
Salvador
2011
ANDREA RAMOS
CAMILY SOVERAL
JEANE ALMEIDA
RITA DE CÁSSIA
RUBIA MONTEIRO
TALITA ALPOIM
ISO 14000
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da Faculdade São Salvador, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Gestão Ambiental.
Professor: Lutero Maurício
Salvador
2011
INTRODUÇÃO 4
1. HISTÓRICO 5
2. ISO 14000 6 2.1 FAMÍLIA ISO 14000 7 2.2 PONTOS IMPORTANTES DA NORMA DE CERTIFICAÇÃO ISO 14001 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 123
INTRODUÇÃO
Em virtude do constante crescimento populacional, a demanda mercadológica está aumentando, porém os recursos para atendê-la são escassos. Os impactos ambientais gerados por este crescimento e pelo desenvolvimento industrial e econômico formam um grande problema ambiental. Assim, cada vez mais, no mercado global, são exigidas práticas de posturas socialmente responsáveis. É neste contexto que nasce a necessidade das empresas praticarem ações sustentáveis.
O conceito de sustentabilidade surgiu em 1987, na Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, e consiste na utilização dos recursos naturais de forma que não comprometa o futuro.
De acordo ao site Wikipédia, sustentabilidade é um termo originado do latim sustentare, que significa: sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar. No site da Rede de Cooperação de sustentabilidade Catalisa está disposto que a sustentabilidade comporta os seguintes aspectos: o Sustentabilidade Social - melhoria da qualidade de vida da população através da eqüidade na distribuição de renda e da redução das diferenças sociais; o Sustentabilidade Econômica - regularização do fluxo de investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo; o Sustentabilidade Ecológica - redução dos resíduos tóxicos e poluição, reciclagem