Islamismo
Conceito:
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos.
A doutrina maometana é uma sintetização das tradições judaicas, gregas e iranianas, definindo-se como uma religião universalista, marcada, mais que qualquer outra, pelo salvacionismo de conquista e pelo expansionismo. O livro sagrado do Islamismo é o alcorão, que consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta
- Realizar cinco orações diárias comunitárias
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida.
Em poucas décadas, o islamismo se alastrou por todo o Oriente Médio e, a partir dali, para o oeste, atingindo o Norte da África, as ilhas mediterrânicas e a península Ibérica e para o leste, se expandindo pela Ásia, Índia, chegando à Indonésia à Indochina e os confins do Oriente.
No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.
COSTUMES
Todo o muçulmano tem dois gostos peculiares: comida farta na mesa e bom gosto para mulheres. Colocar um Islâmico sentado à mesa com pouca variedade de alimentos á considerado ofensa grave. A mesa tem