Isl
Questão2: Reflexão sobre o Corão...
O Alcorão é o livro sagrado do Islã onde segundo a tradição, encontram-se as revelações que o Anjo Gabriel fez ao profeta Maomé por 23 anos de sua vida.
O Corão não foi estruturado como livro desde o seu “nascimento”, e sim era passado oralmente em forma oração aos seguidores de Maomé, isso também não ocorreu de uma vez só até porque o Profeta recebia as revelações de tempos em tempos e após isso sim que estas revelações eram passadas. (A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é, portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.).
O Corão diferente da bíblia não tem esse apelo material de se ter em casa um livro de capa preta com as mensagens divinas, ou mesmo de carregá-lo como fazem os cristãos protestantes, quer dizer, eles até carregam, porém carregam o Corão e as revelações em sua mente e em suas praticas diárias.
Como nunca foi comum a materialização do Corão o fato de ele ser ensinado de forma oral e geralmente entre famílias, e como pedaços do mesmo são falados 5vezes por dia no Salah (um dos 5 pilares do Islã),tivemos uma grande difusão da língua árabe que é a língua em que o Corão se encontra e é a língua que todo islâmico tem que aprender, com a mesma importância (ou até mais) que a sua língua natal (é a questão de nem todo o islâmico ser árabe e etc.). O Islã impulsionou a cultura árabe, pois cresceu de forma incrível se espalhando por todo mundo e levando consigo a língua árabe.
Hoje como segunda maior religião do mundo, em numero de fies, o Islã deve muito desse numero ao Corão e tradição oral destas revelações. Mas como em toda religião grande, mesmo com elementos de união e de identidade como o Corão acabam surgindo separações, os seguidores se separam em, muitas vezes antagônicas, como os sunitas (defensores das tradições praticadas às margens do Alcorão), os xiitas (contrários à qualquer fonte que não seja o Alcorão) e os sufi (adeptos de um ideal que a