ISE-BOVESPA
Os índices representam carteiras de investimentos e um espaço de possibilidades finitas de critérios de investimento. A este rol de critérios de investimento é possível atribuir um denominador comum: o critério econômico. No entanto, o ISE, além de reunir empresas pelo critério econômico, utiliza critérios sociais e ambientais. Ao ser lançado na BOVESPA, o ISE se torna um divisor de águas entre, de um lado, uma economia do investimento clássica, e de outro, uma economia do investimento qualificada, por aqueles que a utilizam, de contemporânea. Dito de outra maneira, o ISE cria uma realidade dual entre aqueles que adotam critérios de investimentos tradicionais (baseados em critérios estritamente econômicos como a lucratividade da empresa) e aqueles que adotam critérios de Sustentabilidade em seus investimentos (baseados nas atividades sócio-ambientais das empresas).
Tudo que a ciência econômica apresenta como um dado, quer dizer, o conjunto de disposições do agente econômico que fundamentam a ilusão da universalidade a histórica das categorias e conceitos utilizados por esta ciência, é, na verdade, o produto paradoxal de uma longa história coletiva que é reproduzida sem cessar nas histórias individuais as quais, apenas a análise histórica pode dar conta de explicar (BOURDIEU ([1997] 2005, p.16).
O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele procura recompensar as empresas com as melhores práticas servindo, deste modo,