Isac alves
Nos dias 22 e 23 de fevereiro foi realizado, em Belo Horizonte ofertado pelo MDS em parceria com a Caixa Econômica Federal, a capacitação dos operadores do Sistema de Cadastro Único com o objetivo de orientar o preenchimento dos formulários e também a operação da nova versão 7 do sistema do programa bolsa família .
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove essas ações de capacitação e disseminação de informações para os profissionais que atuam na gestão e na implementação do programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais. Com isso, o MDS visa atender necessidades locais e aprimorar os instrumentos de gestão e operacionalização dessas iniciativas. O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família, estar cadastrado é pré-requisito para poder ter acesso ao Bolsa Família. A estratégia de capacitação desenvolvida leva em consideração a complexidade do Bolsa Família e do Cadastro Único e as necessidades de ambientar e preparar os atores envolvidos no processo de gestão e operacionalização ofertando assim uma melhora não só na qualidade de atendimento para os usuários mas também na operacionalização do programa..
A Secretaria de Assistência Social de Miraí pensando na melhoria dos serviços ofertados nesta gestão viu como primordial a participação neste evento que tende só enriquecer o município. O coordenador do CRAS –Centro de Referencia de Assistência Social- Isac Alves Oliveira