Isabel Baptista. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente
Isabel Baptista. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Ministério da
Educação (1-58), Cadernos do CCAP – 3, 2011 Lisboa
Isabel Baptista é Doutorada em Filosofia pela Faculdade de Letras da
Universidade do Porto, com tese sobre ética e razão pedagógica. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Católica Portuguesa, coordena a área de especialização em pedagogia social. Tem como principais áreas de ensino, investigação e publicação: ética, filosofia da educação, pedagogia escolar e pedagogia social.
A autora apresenta, nesta obra, um estudo sobre o estatuto ético-deontológico da avaliação do desempenho docente, nomeadamente dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário, tendo em vista a avaliação do desempenho docente numa perspetiva de conhecimento prático que apele à participação informada e responsável dos próprios sujeitos de avaliação, tratando-se dos avaliadores e avaliados.
A obra encontra-se dividida em três partes, uma primeira que se dedica ao enquadramento das noções de ética, moral e deontologia; seguida da segunda parte, onde se foca no esclarecimento de princípios de ética, e deontologia profissional. Por fim, na terceira parte, são abordadas as questões de ética e deontologia directamente relacionadas com a avaliação do desempenho docente.
Começando, na primeira parte, com um enquadramento geral seguido de definições e hierarquização conceptual, a autora fornece-nos toda a informação que deduz ser necessária para a nossa compreensão de termos como ética, moral e deontologia. Informações que entendo serem pertinentes para uma melhor compreensão de todo o conteúdo desta obra. Desta forma, leitores que nunca tiveram contacto com estes temas passam a ter um conhecimento geral sobre eles, o que levará a uma melhor compreensão da obra. No entanto, mesmo leitores que já tenham sido expostos a estes temas não se sentirão aborrecidos pela informação,