Ètica
E-fólio A
Luís Andrade
1201643
Coabitamos, num período em que muito se fala de ética, num mundo complicado e controverso em que o futuro se apresenta inconstante.
A escola não se apresentará como excepção, porque a simples coexistência coloca a necessidade de seguir normas, em virtude de sermos acareados diariamente com situações de decisão com impacto direto ou indireto na liberdade dos outros.
Ética é uma disciplina que se rege por normas que têm como finalidade estabelecer princípios, regras e valores que norteiam a organização das vivências humanas. Neste sentido a ética serve para que aja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia lesado. Não deve ser confundida com as leis, mas está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética não se pode separar da moral, porque no quotidiano somos colocados em situações em que temos de decidir sobre assuntos que interferem na liberdad e de outros. A simples existência simultânea coloca a questão da necessidade de cumprir normas. É por isso que nas nossas decisões temos em conta valores, princípios, normas ou regras de conduta que estabelecemos a nós mesmos, mas também estamos à espera q ue os outros as sigam ou pelo menos as aceitem.
O Homem como ser social, está perante uma variedade relações de coexistência, de convívio, de cooperação, de conflito e de confronto permanente que faz, despontar a necessidade de existir e obedecer a normas, padrões e valores que possibilitem harmonizar ações por vezes muito distintas.
A escola surge como uma instituição responsável pela formação dos indivíduos, com a responsabilidade de transmitir às gerações futuras conhecimentos, crenças e valores.
Uma reflexão em torno da educação defronta-se necessariamente, com o problema do tempo .
A questão da interação social apresenta-se nos dias de hoje como uma das contariedades mais graves que a escola encara. Assim, interessa-nos saber como pode ser vivida