Irrigação
A princípio, a diversidade dos componentes minerais e orgânicos, bem como a proporção entre estes existentes em um solo determinam a densidade do material do solo. A densidade do solo consiste na relação entre a massa e o volume real, considerando os volumes da matriz sólida e da porosidade total (g/cm3). Enquanto a densidade das partículas, é a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume que ocupam as partículas do solo, desconsiderando o volume dos poros (g/cm3). Os resultados da densidade de partícula são, geralmente, expressos em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), e variam entre os limites de 2,3 a 2,9 g/cm3, em média.
Também denominada de densidade real e reflete as características do solo em relação ao seu peso e volume real. Esta característica é imutável; ambientes com maiores teores de matéria orgânica, em geral, apresentam menor densidade de partículas, por fatores físicos do solo, sendo este, um agregador do solo. A densidade global também pode ser chamada e densidade aparente, que reflete o estado natural do solo num determinado momento, em relação ao seu peso por volume refletindo o estado de porosidade total. Esta característica é mutável em função do manejo aplicado ao solo.
Sendo assim, essa prática visou à determinação dos parâmetros conduzindo em área experimental de cultivo de soja, pertencente a Unidade Universitária de Ipameri, no município de Ipameri-GO, em um solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico areno-argilosa, de uma profundidade de 0-20 cm.
2.0 DENSENVOLVIMENTO
Para determinação da irrigação necessária de determinada cultura e preciso avaliar resultados de analises do solo e determinar seu estado físico e capacidade atual, em interação com a fisiologia da cultura. Seguindo desenvolvimento desses métodos pode ser determinado a lâmina necessária e precisa.
2.1 DENSIDADE GLOBAL
A densidade global pode ser definida como sendo a massa de um volume de solo seco