Irrigação
Irrigação e um método artificial pelo qual se calcula a quantidade de água aplicada na planta, com o objetivo de suprir as necessidades hídricas totais ou suplementares da planta na falta de chuva.
A irrigação viabiliza o cultivo de espécies de plantas em locais onde sem sua aplicação seria impossível, como em locais áridos ou ate em locais onde não ha uma disposição regular de chuvas.
Fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, de maneira que, juntamente com as demais operações agrícolas como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribua de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas.
Histórico de irrigação
A irrigação e uma técnica milenar, uma das mais antigas conhecidas e praticadas pelo homem. A historia da irrigação revela um percurso de riqueza, prosperidade e muita segurança. As civilizações antigas tiveram seu crescimento em regiões secas ou áridas, onde a produção oriunda da agricultura só acontecia mediante a irrigação. Dessa forma, grandes civilizações surgiram as margens dos rios, como por exemplo, o rio Nilo no Egito e o rio Eufrates na Mesopotâmia. Com o tempo essas civilizações se tornaram grandes produtoras de alimentos. Os camponeses descobriram que o rebaixamento do nível dos rios proporcionava condições ideais para o plantio, pois a semente iria encontrar o solo com umidade suficiente para a sua germinação. Porem, quando os rios enchiam novamente aqueles camponeses que haviam plantado perdiam tudo. Nesse contexto, surgiu a ideia de controlar a cheia dos rios.
Foi construída, então, as margens do Nilo, a primeira obra de irrigação a partir da construção de diques, represas e canais, para o aproveitamento das águas do rio.
De um modo geral, o aproveitamento da irrigação para a agricultura nas civilizações antigas se deu simplesmente pela necessidade de se obter uma maior produção de alimentos para suprir as necessidades dos povos. Diante