Irrigação Paisagismo
Introdução
A irrigação é um método artificial pelo qual se calcula a quantidade de água aplicada na planta, com o objetivo de suprir as necessidades hídricas totais ou suplementares da planta na falta de chuva. A irrigação viabiliza o cultivo de espécies de plantas em locais onde sem sua aplicação seria impossível, como em locais áridos ou até em locais onde não há uma disposição regular de chuva.
A irrigação para áreas paisagísticas e gramados esportivos já faz parte da cultura europeia e americana há mais de quarenta anos. No Brasil, os primeiros trabalhos se iniciaram a apenas onze.
A água é o elemento indispensável para a vida das plantas; uma boa safra ou a manutenção da beleza ornamental de qualquer projeto de paisagismo só é possível através de um perfeito sistema de irrigação.
A Irrigação Automatizada é, basicamente, um sistema onde culturas, jardins e gramados são irrigados em dias e horários pré-programados, com a duração de tempo determinado para atender as necessidades específicas de cada área e do tipo de vegetação. Após implantado, cessa a preocupação com a rega pois tal serviço é executado automaticamente.
O custo do sistema de irrigação para projetos de paisagismo bem elaborados é de aproximadamente 30 a 50% do investimento feito no paisagismo. Os valores variam em função da quantidade de elementos, detalhes, etc.
Para a elaboração do projeto são analisados os seguintes aspectos:
Tamanho e forma da área
Paisagismo a ser implantado
Horas de radiação direta de cada área
Declividade do terreno
Necessidades hídricas das plantas
Profundidade efetiva do sistema radicular
Ação de ventos predominantes
Tipo de solo
Sombreamento
Feitas tais análises, passa-se a escolha dos equipamentos necessários à implantação do sistema de irrigação. Os equipamentos que compõem tal sistema são:
Redes hidráulicas, secundária e principal
Emissores de água (sprays, rotores, gotejadores, micro sprays, borbulhadores)
Rede elétrica
Válvulas solenóides (Registros)