CONCEITO DE ETICA E MORAL
Entendendo a ética e a moral
Prof. Vanessa Bachmann – bachmann.van@gmail.com
Curso de Arquitetura e Urbanismo (2ºSEM)
FAMEG - Uniasselvi
• A ética se encontra implícita nas ações humanas, fazendo parte das suas atividades, funções, espaço; ou seja, na família, no trabalho, no lazer. Enfim, onde o ser humano interage com outro, a ética se faz presente.
“Estudar a ética não é escolher entre o bem e o mal, mas é se sentir confortável diante da complexidade moral” (SOLOMON, 2006, p.12)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL?
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta” (VALLS, 1994, p.7)
ALGUMAS DEFINIÇÕES
• “Tradicionalmente, ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento” (VALLS, 1994, p.7).
• “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano” (VASQUEZ, 2003, p.23).
“Ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. É a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade da sua conduta.
Disto precisamente trata a ética, da boa a da má conduta e da correlação entre boa conduta e felicidade, na interioridade do ser humano. A ética não é uma ciência teórica ou especulativa, mas uma ciência prática, no sentido de que se preocupa com a ação, com o ato humano” (ALONSO; LÓPEZ, CASTRUCCI, 2006, p.3).
• ÉTICA – derivada do grego ethos, que significa costume, hábitos e valores de determinada coletividade.
• MORAL – derivada do latim mos ou mores (plural), que também significa costume ou as normas adquiridas como hábito.
• “A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de
experiência