irradiacao térmica
Irradiação Térmica
Introdução:
A radiação ou irradiação é a transmissão de energia por meio de ondas eletromagnéticas, quando as ondas em questão são os raios infravermelhos temos a irradiação térmica.
Diferentemente da condução térmica e da convecção térmica, a irradiação térmica não necessita de meio material.
Um exemplo desta afirmação é a energia que recebemos do Sol, que só chega à Terra através da irradiação, visto que no vácuo existente entre nós e a estrela não ocorre condução ou convecção.
Uma experiência simples para se perceber a irradiação térmica é colocar a mão embaixo de uma lâmpada incandescente sem tocá-la, o calor que você irá sentir não pode ser por condução porque o ar é mal condutor, também não há convecção, pois o ar quente subiria, portanto só pode ser irradiação.
Parte teórica:
Quando a energia irradiada incide na superfície de um corpo, ela é parcialmente absorvida, parcialmente refletida e parcialmente transmitida através do corpo. A parcela absorvida aumenta a agitação das moléculas do corpo, aumentando sua temperatura.
Podemos representar a quantidade de energia incidida, absorvida, refletida e transmitida pelas seguintes fórmulas:
Legenda:
Qi: Quantidade total de energia incidente
Qa: Parcela da energia total que é absorvida
Qr: Parcela da energia total que é refletida
Qt: Parcela da energia total que é transmitida
a: Poder absorvedor
r: Poder refletor
t: Poder transmissor
Assim, um corpo ter absorvidade a = 0,8 significa que 80% da energia nele incidente foi absorvida, e os 20% restantes devem se dividir entre reflexão e transmissão.
Chama-se de corpo negro um corpo ideal que absorve toda a energia nele incidente. Assim sua absorvidade é a = 1 (100%) e sua refletividade é r = 0 (0%). O espelho ideal é um corpo que reflete totalmente a energia que nele incide, tendo absorvidade a = 0 (0%) e refletividade r = 1 (100%).
Parte prática:
O radiômetro de