Irradiação térmica
Exemplos de radiação térmica incluem a luz visível e a luz infravermelha emitidas por uma lâmpada incandescente, a radiação infravermelha emitida por animais e detectada por câmeras de infravermelho, e microondas cósmicas.
Índice [esconder]
1 Mecanismo de geração e características da Radiação Térmica
1.1 Propriedades
1.2 Cor observada pelo olho humano emitida por um corpo negro
2 Calor: Radiação Térmica entre dois corpos
2.1 Classificação da matéria quanto à propagação de calor
3 Corpo Negro e Radiação Térmica
4 Leis de Wien e de Planck
5 Lei de Stefan-Boltzmann
6 Ver também
7 Referências
Mecanismo de geração e características da Radiação Térmica [editar]
A radiação térmica é gerada pelo movimento de partículas carregadas na matéria. Toda substância com temperatura maior do que 0 K (zero Kelvin; Zero absoluto) emite radiação térmica.1 Átomos e moléculas que compõem a matéria possuem energia cinética que varia, e essas mudanças de energia acabam resultando em aceleração das partículas e oscilações das cargas que compõem os átomos. Essa movimentação das cargas na matéria gera a radiação eletromagnética, ou seja, a energia cinética de átomos e moléculas converte-se em energia térmica e resulta na radiação eletromagnética térmica.
As características da radiação térmica dependem de várias propriedades da superfície irradiante, incluindo temperatura, capacidade de absorção espectral e poder de emissividade espectral, como concluiu Kirchhoff em seus estudos.1 A radiação não é monocromática, ou seja, não consiste em uma única frequência de comprimento de onda, mas sim na dispersão contínua de energia das partículas. Absorção, refletividade e emissividade