Ironstones
Definição
Formação Ferrífera (Iron Formation) é uma rocha sedimentar química, tipicamente bandada e/ou laminada, contendo quantidade igual ou superior a 15% de ferro e, comumente, mas não obrigatoriamente contendo camadas de chert. No geral, as classificações para as FFs levam em consideração aspectos como mineralogia, textura, estrutura, idade e rochas associadas(JAMES, 1954).
Pode ser oollitica, nodular e por substituição, Tucker
Minerais Formadores
Dos elementos comuns metálicos que precipitam para formar os sedimentos químicos, o ferro é virtualmente sozinho na sua capacidade de existir em vários estados de valência. Pode ser precipitado no estado férrico como um óxido de ("limonita" ou hematita) ou como um silicato (glauconita), no estado ferroso como carbonato de (siderita) ou de silicato (chamosita), 'ou como um sulfeto (pirita). Como precipitados químicos - ou produtos de diagênese - estes minerais são produtos de equilíbrio que registra certos elementos da química do ambiente de origem .
Principais Classificações
James (1954) divide as FFs nas fácies óxido, sulfeto, carbonato e silicato, propondo um modelo genético que prediz a localização das fácies sedimentares no ambiente marinho, levando em consideração principalmente o potencial de oxi-redução do ambiente sedimentar.
Facies Sulfetada
As fácies sulfeto de ferro-formação na região do Lago Superior, na medida do conhecido atualmente, são representadas apenas por ardósia carbonáceo piritoso. A maior ocorrência de ardósia piritoso na região do Lago Superior, provavelmente, está no Rio-Crystal Ferro Cataratas distrito de Michigan. Ao longo deste distrito produtivo de formação ferrífera é sustentada por uma chapa piritosa preta com uma espessura média de cerca de 50 metros.Os sulfetos comuns de ferro são a pirita e a marcassita. Esses minerais são isomórficos. A marcassita possui peso especifico mais baixo, cor mais pálida e decompõe-se mais facilmente que a pirita. A