Terapia assistida com animais
ANA CAROLINA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO – SP
2014
Introdução:
Na turma do 1º Ano, foram identificados dois (2) alunos que apresentam problemas comportamentais e que necessitam da intervenção pedagógica a partir do Projeto da Terapia Assistida por Animais na Educação, sendo eles:
João Francisco Souza, tem sete (7) anos, filho mais velho de quatro (4) irmãos, mora somente com a mãe e os irmãos. João Francisco, falta a aula com frequência, e quando está em sala de aula recusa-se a seguir as regras propostas, raramente faz as tarefas encaminhadas para casa, tem um temperamento explosivo, costumas resolver seus conflitos com os colegas da turma utilizando de agressividade e palavras de baixo calão, geralmente matem-se alheio ao assunto abordado pela professora e frequentemente diz que não gosta da escola.
Daniel Silva, tem 7 anos, filho único, mora com os pais. Daniel é uma criança inquieta, fala muito, tem dificuldade em manter-se sentado em sua carteira, costuma desafiar as pessoas que para ele seriam “autoridades”, mais é uma criança com um extenso vocabulário e atento ao o que acontece ao redor, geralmente mantém conversas paralelas enquanto executa as tarefas em sala de aula, ficando atrasado em relação aos demais, tem dificuldade em relacionar se com os colegas de classe, pois quando contrariado ele reage chorando e fazendo birras, ficando assim frequentemente destacado do grupo.
Nessa mesma turma do 1º ano identificamos um aluno que apresenta problemas de aprendizagem e que necessita da intervenção pedagogia a partir da Terapia assistida por Animais.
Paulo Henrique Moura, tem oito (8) anos, mora com seu pais e duas irmãs mais velhas. Paulo Henrique é uma criança tímida, sofre de obesidade infantil, e frequentemente é visto sozinho, até mesmo nas hora do lanche