iris
"Os contrastes perturbam profundamente a sensibilidade dos ocidentais.
Alguns perguntam porque o comunismo não conquistou mais do que um pequeno espaço na vida política indiana. A resposta reside, parcialmente, no forte tecido social, preso à tradição. A Índia é um país profundamente religioso e a fé hindusísta considera uma virtude a aceitação do destino, não importa quão miserável ele seja."
Nações do Mundo - Índia - Cidade Cultural, Rio de Janeiro, 1989, p. 34.
Características Gerais: A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, abriga em torno de 900 milhões de habitantes. É também, bem povoado, com uma população relativa de 275 hab/km2. A distribuição dessa população pelo território é irregular, fixando-se principalmente nas várzeas de rios.
A Índia abriga em seu espaço geográfico uma grande diversidade étnica, produto das diferentes origens raciais e dos múltiplos contatos culturais e miscigenações que o país teve ao longo dos séculos. Há variedade de línguas e é um grave problema na índia, já que apenas 37% da população fala o hindi e há mais 15 outras línguas oficiais, além de cerca de 1650 dialetos em uso.
O país mantém fortes traços culturais relativamente impermeáveis às influências estrangeiras e ao processo de modernização, como é o caso da sobrevivência do sistema de castas.
(Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes -religiosos e nobres; os xatrias - guerreiros; os vaixias - camponeses e comerciantes e os sudras - escravos. Com o passar do tempo, ocorreram centenas de subdivisões, que não pararam de se multiplicar. A margem dessa estrutura social sempre existiram os párias - sem casta ou intocáveis, hoje chamados de handchans ou harijans, sempre condenados aos trabalhos mais degradantes e mal pagos.)
O crescimento vegetativo da Índia, apesar de ter caído nos últimos anos, ainda é muito elevado e poderá ultrapassar a população chinesa nas próximas décadas.
Urbanização: É baixa, cerca de 30% da população é