Iris Valquiris

2231 palavras 9 páginas
Sistemas de tratamento e distribuição de água da região dos lagos.

A Prolagos tem duas Estações de Tratamento de Água (ETA) capazes de produzir mais de 1200 litros por segundo para abastecer a região:
1. A ETA de Juturnaíba localizada em São Vicente de Paulo, no município de Araruama, capta água da Lagoa de Juturnaíba;
2. A ETA de Tamoios é responsável pelo abastecimento do distrito de Tamoios, em Cabo Frio, e capta água na Lagoa de Tamoios.

Além do tratamento nas ETAs, a Prolagos opera uma grande rede de distribuição e adutoras, com 1.357 Km de extensão, e diversas casas de bombas, reservatórios e estações de manobra, para levar a água até os seus clientes.

A região

A 135 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro, a Região dos Lagos é um grande pólo turístico que atrai visitantes de várias partes do país. Com uma população fixa de 400 mil habitantes, a população da região se multiplica por cinco na alta temporada de verão (dezembro a março).
Com cerca de 200 mil habitantes, Cabo Frio é a maior cidade da área de concessão da Prolagos, onde está localizado o aeroporto internacional.
Búzios é o sétimo destino turístico do Brasil, tem projeção internacional e integra o roteiro de cruzeiros marítimos.
Arraial do Cabo se destaca como capital do mergulho enquanto Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia são banhadas pela Lagoa Araruama, maior laguna hipersalina do mundo.

Águas de Juturnaiba

Desde março de 1998, a Águas de Juturnaíba é a concessionária responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nas cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
Resultados
Quando Águas de Juturnaíba assumiu a concessão, somente 65% da população recebia água tratada. Apenas dez anos depois, esse índice chegou a 95%. Para atingir esses percentuais, a concessionária investiu R$ 29 milhões na recuperação da ETA Juturnaíba, elevando a produção média de água tratada de 600 para

Relacionados

  • Folha 05
    88761 palavras | 356 páginas