Irfs 3
(a) reconhecer e mensurar, em suas demonstrações financeiras, os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e qualquer participação não-controladora na adquirida;
(b) reconhecer e mensurar o ágio adquirido na combinação de negócios ou um ganho em uma compra vantajosa; e
(c) determinar quais informações divulgar para permitir aos usuários de demonstrações financeiras avaliarem a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.
Princípio basico
A adquirente de um negócio reconhece os ativos adquiridos e os passivos assumidos pelos seus valores justos na data de aquisição e divulga informações que permitam aos usuários avaliarem a natureza e os efeitos financeiros da aquisição.
Aplicando o metodo de aquisição
Uma combinação de negócios deve ser contabilizada aplicando-se o método de aquisição, a menos que se trate de uma combinação envolvendo entidades ou negócios sob controle comum. Uma das partes de uma combinação de negócios pode sempre ser identificada como a adquirente, que é a entidade que obtém o controle do outro negócio (a adquirida). Formações de um empreendimento em conjunto ou a aquisição de um ativo ou grupo de ativos que não constituem um negócio não caracterizam combinações de negócios.
A IFRS estabelece princípios para o