Iracema
O livro conta sobre a historia de Iracema , uma índia que se apaixona por uma homem branco, Martim,comprometido. Um romance que se passa nas matas do Ceará no século XVII.
Iracema,filha do pajé dos tabajaras, Araquém, e guardião do segredo de jurema que era símbolo da fertilidade de sua nação. Martim, também apaixonado pela filha de Araquém, como ele gostava de chama - lá, é o estrangeiro que vive com os inimigos de tabajaras,os pitiguaras. Entre encontros e romances com muito amor nasce um fruto, que marcará para sempre toda a tribo.
2-Iracema
Lenda do Ceará.
Durante uma caçada, Martim, homem branco, se perdeu dos companheiros pitiguaras e caminhou sem saber por onde andava durante três dias.
No interior das matas da tribo dos tabajaras, Iracema,filha do pajé da tribo,se deparou com Martim. Surpresa e amedrontada, a índia feriu o branco no rosto com uma flecha. Ele não reagiu, por ela ser mulher, e seus ensinamentos não permitiam que ele fizesse isso. Arrependida, a Iracema correu até Martim e ofereceu-lhe hospitalidade, quebrando com ele a flecha da paz.
Iracema então arrependida, leva Martim para sua cabana onde foi bem recebido por Araquém, pajé da tribo que ali morava com a filha. Ao cair da noite, Araquém havia deixado seu hóspede sozinho, para que ele fosse servido pelas mais belas índias da tribo. O jovem branco estranhou que entre elas não estivesse a sua amada Iracema, a qual lhe explicou que não poderia servi-lo porque era quem conhecia o segredo da bebida oferecida ao pajé e devia prepará-la.
Mesmo sendo bem recebido naquela noite, onde tabajaras recepcionavam festivamente seu grande chefe Irapuã, vindo para comandar a luta contra os inimigos pitiguaras. Aproveitando-se da escuridão, Martim resolveu ir embora. Ao penetrar na mata, surgiu-lhe à frente o vulto de Iracema.
Iracema magoada, o seguira e lhe perguntou se alguém lhe fizera mal, para ele fugir assim. Percebendo sua ingratidão, Martim se desculpou.