Iracema Trabalho van gogh
Luísa Biancão Salgado
Número: 20 2B
São Paulo
2015
Colégio Van Gogh
Luísa Biancão Salgado
Iracema
Trabalho da diciplina de Literatura do colégio
Van Gogh como requisito parcial na avaliação
Bimestral pelo professor Douglas Elias Gabriel.
São Paulo
2015
Introdução
A obra Iracema de José de Alencar foi feita em 1865, se trata de um romance envolvendo Martin e Iracema. É considerado uma obra da literatura romantica brasileira, fazendo referencia a primeira fase do romantismo brasileiro e faz parte da trilogia indianista do autor. Suas outras obras são: O guarani e Ubirajara.
O livro é considerado um romance poemático, ou seja um poema em prosa. A obra expõe bem o encontro da natureza, simbolizado pela iracema, e da civilização, simbolizado por Martin. A morte da personagem da uma grande progressão para o desenvolvimento da história. A narrativa é em terceira pessoa fazendo com que o narrador seja onipresente e onisciente.
Resenha Crítica.
Amor nunca foi fácil, quanto menos para Iracema e Matin. Uma índia da tribo tabajara morre de amores pelo primeiro colonizador do ceará. Os descrentes de amor a primeira vista se questionam sobre tal fato, mas foi isso que ocorreu com os dois. A jovem atirou uma flecha no guerreiro branco, após isso se arrependeu, quebrou a flecha e levou-o até seu pai para ter o devido tratamento. Após esse dia, ambos sentiram o amor.
Martin, em sua defesa foge da tribo, a virgem não fica para trás e vai atrás do homem, que envergonhado pediu desculpa. Iracema o questiona sobre a noiva que deixaste para trás, tão longe que aos olhos nus não era possivel ser enxergada a esposa. A virgem oferece um néctar, e de tanto cansaço veio ao sono, dormiu profundamente sonhando com a índia. A vontade veio tão forte que Martin não foi capaz de se segurar, a beijou com a certeza de ter achado o amor de sua vida. Como nem tudo é um mar de rosas, após o momento do beijo, quando os labios estavam se desgrudando