manoel de barros
Cuiabá
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................2
VIDA...................................................................................................................3
POESIA..............................................................................................................4
DOCUMENTARIO..............................................................................................5
OBRAS PUBLICADAS E PREMIOS RECEBIDOS.............................................8
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................10
Introdução
Este trabalho busca analisar a obra de Manoel de Barros.
Compreendido como uma dimensão da existência qualitativamente diferente da dimensão profana, embora nela manifestado, o sagrado participa do projeto estético deste autor, configurando-se como componente importante para sonhar um novo homem para o século XXI.
VIDA
Nascido à beira do rio Cuiabá, um ano depois sua família foi viver em uma propriedade rural em Corumbá, mudou ainda quando criança para Campo Grande e, mais tarde, para o Rio de Janeiro, a fim de completar os estudos, onde formou-se bacharel em direito em 1941.
Tendo estado 10 anos em um internato, rebelou-se contra a escrita do Padre Antônio Vieira, por lhe parecer que para aquele a frase era mais importante que a verdade. Através da leitura da poesia em prosa de Arthur Rimbaud, Manoel de Barros descobre que "pode misturar todos os sentidos".
Seu primeiro livro não era de poesia, e teria se perdido em razão de uma confusão com a polícia. Quando vivia no Rio de Janeiro, aos 18 anos, tendo entrado para a