Iracema de José de Alencar - Pontos Importantes
1. ALVO PRECISO - Um mito romântico fundador da nacionalidade.
2. Adequar-se ao modelo (Romântico) a figura do herói, o sentimentalismo a idealização, a emotividade eram ingredientes que uma boa literatura deve ter.
3. O autor quis usar isso dentro do Brasil então ele tinha que usar motivos, assuntos, ambientes e personagens brasileiros.
4. Iracema (LENDA)
5. Martim (HISTORIA)
6. Encontro de duas culturas e a construção de uma nacionalidade.
7. O Moacir é uma representação da nacionalidade brasileira
8. Existe o nível histórico que realmente duas raças se encontraram aqui no Brasil, e o nível Simbólico que a construção da nacionalidade brasileira
9. Moacir recebe da mãe o amor pela terra e do pai a cultura europeia é o que José de Alencar está dizendo que é o Brasil, é resultado dessa cultura que vem da Europa e que ele incorpora no romantismo e de uma paixão pela terra que ele incorpora no seu livro falando da terra brasileira.
10. A construção da identidade nacional em Iracema é marcada pelo sacrifício e sacrifício implica sofrimento. Iracema sofre. Martim sofre.
11. A figura do guerreiro branco seduz Iracema, não no sentido da sedução intencional, deliberada, mas sim uma sedução sutil, diríamos natural, fruto do impacto e encantamento que o desconhecido exerce.
12. Há proibição de se tocar o corpo de Iracema. O gesto transgressor seria punido com a morte. Martim só procura Iracema sobre os efeitos da droga. Martim não tem o corpo de Iracema em seus braços, tem apenas a sua imagem. A virgindade de Iracema é justificada pela sua situação dentro da taba, onde ocupa o lugar de sacerdotisa de Tupã. Qualquer atitude dela para unir-se a Martim transgride os valores tabajaras. Mas o amor se revela mais forte e a postura de Iracema é, desde o início, de desobediência.
13. Iracema comete várias faltas contra o seu lugar religioso e contra a religião da tribo: ela profana o bosque, para lá levando o