Add Friends (1 of 5)
Iracema é uma índia Tabajara, filha do pajé da tribo que se apaixona por Martim, um aliado de uma tribo inimiga. Não conseguindo se separar, os dois fogem juntos, e vivem uma grande história de amor.
História
Martim, um jovem guerreiro português, se perde de sua tribo aliada (os pitiguaras) e caminha durante três dias. Sem saber entra nas terras dos tabajaras, Iracema quando o vê, lhe da uma flechada, mas se arrepende e corre para ajudar o português e lhe oferece abrigo em sua tribo. Irapuã que era apaixonado por Iracema não gosta da ideia e tenta várias vezes matar o português. Martim estava se apaixonando cada vez mais por Iracema. Eles se encontram e por causa de seu amor proibido decidem fugir. Com ajuda de Poti (amigo do casal) eles fogem rumo ao litoral. Percebendo a traição Caubi (irmão de Iracema) e Irapuã (líder da tribo) comandam os tabajaras. Quando se encontram com sua tribo rival travam uma batalha sangrenta. Martim se viu obrigado a lutar. Quando retornou Iracema lhe entregou Moacir (filho da dor) filho do casal que havia acabado de nascer e morre em seguida. O local onde Iracema foi enterrada hoje é chamado de Ceará e Moacir foi o primeiro cearense.
Ficha técnica
Título: Iracema.
Ano: 1865.
Autor: José de Alencar.
Significado do título: Virgem dos lábios de mel, ou um anagrama, formando América.
Estado: Bem público.
Edições: Diversas.
Elementos da Narrativa
Narrador: Terceira pessoa (Onisciente).
Local: Nordeste (Ceará).
Espaço: Físico.
Tempo: Cronológico.
Personagens: Iracema (virgem dos lábios de mel), Irapuã (líder dos tabajaras, apaixonado por Iracema), Araquém (pajé da tribo e pai de Iracema), Caubi (irmão de Iracema), Martim (guerreiro branco, e aliado aos pitiguaras), Poti (índio pitiguara e amigo do casal) e Moacir (filho da dor).
Características
Branco: Guerreiro, face branca como as areias que beiram o mar, olhos azuis como o triste das águas profundas.
Índio (a): Virgem dos lábios de mel, cabelos mais negros