IQR - Índice de Qualidade da Refeição do Escolar
Belém – Pará
2013
Introdução Alimentação saudável também pode ser chamada de equilibrada ou balanceada, requer conhecimento das características de cada alimento assim como suas indicações e proporções adequadas. Para ser uma dieta adequada, essa alimentação deve suprir energia suficiente para manter seu nível de atividade e peso saudáveis, proteínas, vitaminas e ácidos graxos essenciais suficientes e líquido suficiente para manter o equilíbrio hídrico normal (PACHECO, 2011).
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa de assistência financeira suplementar com vistas a garantir no mínimo uma refeição diária aos alunos beneficiários, seu objetivo principal é suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiados, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que o aluno permanece na escola (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, 2013).
O emprego da alimentação saudável e adequada compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e as tradições alimentares, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos em conformidade com a faixa etária, sexo e atividade física e o estado de saúde dos mesmos, inclusive os que necessitam de atenção específica (CAROLINA, 2013).
Em vista disso, foi criado o Índice de Qualidade da Refeição que possui como objetivo avaliar a qualidade global das refeições (almoço, jantar, etc.) dos grupos de pessoas. O IQR é avaliado a partir de uma soma de pontos, ou seja, se a pontuação for maior que 80% significa que a refeição está adequada, entre 51 e 80% indica que a refeição precisa de melhoras, e igual ou menor que 51% índica inadequação (BANDONI, 2006).
Revisão de literatura
A alimentação desempenha um papel fundamental no ciclo de vida do indivíduo. Na fase escolar, a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso quando