IPV6
A idéia do IPv6 surgiu na década de 1990, junto com um grande crescimento do número de dispositivos que podiam acessar a Internet. No início, a grande rede mundial era usada somente por universidades, empresas de alta tecnologia e organizações governamentais, mas após varias décadas a Internet atingiu a pessoa comum que passou a conseguir acesso de seu computador caseiro. Os protocolos até então implementados funcionavam perfeitamente, mas com esse rápido crescimento, o IPv4, protocolo mais utilizado, começou a ter problemas. Nesse trabalho, vamos mostrar como funciona o IPv6 e suas vantagens e desvantagens sobre o IPv4.
. 2.Porque IPV6
No início, a Internet era usada somente por universidades, empresas de alta tecnologia e organizações governamentais. Porém, com o passar do tempo, houve um "boom" de pessoas entrando na rede, e hoje ela é usada por uma parcela significativa da população mundial. O protocolo usado pela Internet, o IPv4 ( Internet Protocol version Four ), começou a apresentar problemas com escassez de endereços como também problemas de segurança. As soluções do IPv6 ( Internet Protocol version Six ) para o problema de escassez são simples visto que mais bits são adicionados para endereçamento. Quanto a segurança, o IPv6 oferece a solução de possuir nativamente campos do cabeçalho que o IPv4 não possui por padrão. Logo, vemos no IPv6 a próximo passo para a Internet do futuro.
3.Mudanças
3.1Cabeçalho
O cabeçalho em IPv6 é mais simplificado, pois contém somente sete campos, ao contrario do IPv4 que possui treze. Com isso, os roteadores conseguem processar os pacotes com mais rapidez melhorando, assim, o problema de atraso quanto ao processamento. Além disso, há um maior suporte para opções, ou seja, os cabeçalhos que antes eram obrigatórios se tornaram opcionais. Surgiu uma nova maneira para representação das opções, fazendo com que os roteadores possam ignorá-las caso estas não sejam