ipv6
IPv6
Trabalho solicitado pelo professor Telmo Queiroz, que ministra a disciplina de Introdução a Redes de Computadores para cumprir requisitos avaliativos do período em curso. Sistemas de informação 5º período.
Goiânia – Setembro de 2013
Sumário
1 – Introdução
2 – IPv4 -> IPv6
3 – Conclusão
4 – Bibliografia
1. Introdução
Neste falaremos sobre o endereçamento IP, pois este é responsável pela identificação cada computador que esteja conectado a internet, e a partir deste foi criado o IPv4 e recentemente o IPv6.
Será exposto aspectos relacionados ao IPv4 e também ao IPv6, suas particularidades e características, trazendo ao IPv6 suas características que o diferencia do IPv4, melhorias e dificuldades.
2. IPv4 -> IPv6
O IP ou Protocolo Internet é o principal protocolo na rede (um protocolo é um conjunto de regras de comunicação, que permite que os computadores troquem informações entre si), ele identifica, por meio de um endereço numérico, cada computador na Internet. Todos os demais protocolos e as aplicações, na Internet, dependem do IP. O IP é o protocolo mais básico da Internet. Ele tem a função de identificar, sem duplicidade ou possibilidade de confusão, cada dispositivo na rede, por meio de endereços. Ele também é responsável por encapsular a informação em pacotes com informações suficientes para que cheguem a seu destino.
O IPv4 que está em uso na Internet desde 1983 tem capacidade para numerar aproximadamente 4.3 bilhões de dispositivos, e desde a década de 90 sabe-se que haveria problemas de capacidade, com isso fazendo necessário a criação de um novo protocolo que possa dar suporte para o crescimento da rede mundial de computadores.
O IPv4 utiliza endereços de 32 bits (4 bytes), o que limita o espaço a 4.294.967.296 possíveis endereços únicos. Entretanto, muitos são reservados a propósitos especiais, como redes privadas (18