Investimento
Conceito de investimento:
- Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações;
- Na economia, o investimento significa a aplicação de capital em meios de produção para aumentar a capacidade produtiva. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.
A importância dos investimentos para as organizações:
- As organizações em geral existem em função da lucratividade ou benefícios, os investimentos são diretamente o meio pelo qual as empresas iniciam e ou aumentam o processo de produção ou prestação de serviço. Os investimentos influenciam na expansão das organizações, para gerar mais retorno para o investidor, como também na reposição do capital para repor o desgaste de suas máquinas e equipamentos.
1) Os tipos de investimentos:
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos: refere-se ao capital aplicado pelo Estado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que não tem como objetivo apenas o lucro financeiro. Por exemplo, o investimento em infraestruturas como estradas, pontes, hospitais, portos, saneamento básico e escolas, que são essenciais para a economia e crescimento de um país, depende quase em exclusivo do investimento público. Outros destinos dos investimentos públicos incluem investimentos na área social, urbana, em transportes ou em fatores produtivos.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas entre outros.
c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte