Investimento social
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – é uma organização da sociedade civil de interesse público, que tem como missão promover e estruturar o investimento social privado como instrumento de desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.
NOVO VOCABULÁRIO Um novo conjunto de palavras invadiu o cotidiano dos brasileiros desde que as questões sociais entraram na lista de interesses das esferas públicas e privadas no país. Alguns conceitos foram criados especialmente para caracterizar as ações e os protagonistas do chamado terceiro setor e seus afiliados. Outros já eram velhos conhecidos, mas ganharam uma nova roupagem. No universo das empresas, essas palavras misturam-se aos termos da linguagem empresarial e econômica. Para ajudar no entendimento da área, apresentamos abaixo um glossário com alguns dos mais importantes conceitos envolvidos com a responsabilidade social empresarial.
Ação Social – É toda atividade realizada por empresas, em caráter voluntário, para atender à sociedade em áreas como assistência social, alimentação, saúde, educação e cultura. O termo abrange desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições até projetos mais estruturados, como o uso planejado de recursos.
Ativos – Talentos e recursos humanos, materiais, financeiros, físicos e sociais de pessoas, organizações e comunidades, que podem ser adicionados para potencializar a capacidade de uma comunidade provocar desenvolvimento social.
*Baseado no livro “A empresa na Comunidade: Um Passo-a-Passo para Estimular Sua Participação Social”, de Carla Cordery Duprat, Editora Global, São Paulo, 2005; em reportagem do jornal Folha de São Paulo, Sinapse, de 25 de janeiro de 2005, e em informações do Instituto Ethos de Responsabilidade Social (http://www.uniethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/glossario). Compilado e adaptado por: Helena Monteiro. Publicada em setembro de 2006.
Assistencialismo