INVESTIMENTOS EMPRESARIAIS EM RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE SUA CORRELAÇÃO COM O DESEMPENHO FINANCEIRO.

1193 palavras 5 páginas
A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, utilizando-se ainda de pesquisa documental em bases secundárias. A realização de uma análise quantitativa permitirá a verificação das hipóteses, através do estudo da correlação entre as variáveis.
Para atingir os objetivos traçados no estudo, utilizou-se como variável explicativa, a receita líquida sobre o ativo total, representando o desempenho financeiro. Como variável dependente, utilizou-se os indicadores sociais externos (ISE) líquidos de encargos sociais compulsórios e tributos somados aos investimentos ambientais (IA), dividindo-se o resultado também pelo ativo total. Optou-se por dividir as variáveis pelo ativo total para normalizar os dados.
As duas técnicas utilizadas neste estudo são a regressão e a correlação. Ambas as técnicas compreendem a análise de dados amostrais para obter informações sobre as duas variáveis, tais como se são relacionadas e qual a natureza desse relacionamento. Utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences - (SPSS) versão 20 para realizar as análises.
Inicialmente, efetuou-se a análise do Coeficiente de Correlação de Pearson. Corrar, Paulo e Dias Filho (2007) explicam que este coeficiente mede a força do relacionamento ou grau de associação entre duas variáveis. De acordo os mesmos autores, o referido coeficiente varia de -1 a 1 e quanto mais próximo de 1, em módulo, maior é o grau de associação. O valor 1 representa a correlação perfeita. Quanto mais próximo ou igual a zero se apresentar o coeficiente, menor é a relação entre as variáveis. O sinal diz respeito ao sentido da correlação, que pode ser direta ou indiretamente proporcional entre as variáveis.
A seguir, realiza-se a análise de regressão simples, que, de acordo com Corrar, Paulo e Dias Filho (2007), é uma técnica estatística usada quando o problema analisado tem por objetivo prever uma variável dependente a partir do conhecimento de uma única variável independente.
A

Relacionados

  • Revista Economia 15
    84219 palavras | 337 páginas