Investigação Filosofica
Curso: Pedagogia
Disciplina: Aspectos Antropológicos da Educação
Período: 2º Semestre Turma: A Turno: Noturno
Professora: Elizabeth Pippi da Rosa
Aluno: Luiz Carlos Lima de Andrade
Exercício de Investigação Filosófica
Neste relatório apresentaremos os resultados obtidos no exercício de investigação filosófica sobre o tópico Poder é Política. A pesquisa teve por objetivo responder às seguintes questões: O que é Política? e O que é Poder?.
Começamos a nossa investigação buscando entender o significado da palavra política, este termo vem do grego politeía (que, por sua vez, deriva de polis, cidade-estado) e designa, desde a antiguidade, o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao estado, à administração pública e ao conjunto dos cidadãos. Sendo uma área especifica das relações existentes entre os indivíduos de uma sociedade.
Segundo Aristóteles, a política era uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública. E assim, depois de refletir, sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana, investigou em política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade. O filósofo considerava essa investigação fundamental, pois, para ele a cidade constitui uma criação natural e o ser humano também é por natureza, um animal social e político.
Na concepção aristotélica o estado surge a partir de uma necessidade imanente (natural) do homem em criar instituições que garantam a felicidade de seus cidadãos. Partindo deste pressuposto o filosofo tenta defender com seus argumentos que o homem é por natureza um animal político, sendo a sociedade como produto da necessidade humana. Fundamentando a sua ideia Aristóteles afirma que: "... aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do estado; é um bruto ou um deus..." a formação da cidade ou estado político é