Investigador
O estudante, é um investigador que procura aprofundar certos temas para o enriquecimento dos seus conhecimentos e posteriormente dar o seu contributo para o desenvolvimento do seu habitat. Neste contexto o presente trabalho vem relatar sobre a organização da vida estudantil, como o estudante deve investigar, tomar os seus, formas de ler, tipos de obras as noções de biblioteconomia e etc.
Um estudante Universitário ao dar inicia as suas actividades académicas, consegue enxergar que existem outras realidades (exigências, obrigações, empenho etc) concernentes aos níveis que frequentou nos anos transactos. Também consegue notar que novas posturas diante de novas tarefas ser-lhe-ão logo solicitadas.
Daí vem a necessidade de assumir prontamente está situação e de tomar medidas apropriadas para enfrentá-las. O processo pedagógico – didáctico continua, assim como tomar medidas apropriadas para enfrenta-las; Mas em primeiro lugar é preciso que o estudante, se consciencialize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo seu próprio desenvolvimento psíquico e intelectual seja pele própria natureza do processo educativo desse nível, as condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigirem do estudante maior autonomia na efectivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios de estrutura do ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam a ser oferecidos.
Todo conjunto de recursos que está base do ensino superior não pode ir além da sua função de oferecerem instrumento para uma actividade criadora.
Em segundo lugar, convencido das especificidades dessa situação, deve o estudante empenhar-se no projecto de trabalho altamente individualizado apoiando no domínio e na manipulação de uma série de instrumentos que devem estar continua e permanentemente ao alcance das suas mãos.
È com o