Inversor
RAFAEL RANGEL VAGO
Linguagem de Programação - dBase
Serra - ES
2012
MARCIO SARMENTO DA COSTA
RAFAEL RANGEL VAGO
Linguagem de Programação - dBase
Serra - ES
2012
Sumário
Introdução 4 1 O que é linguagem de programacão? 5 2 O que é algoritmo? 6 3 O que é um código fonte? 6 4 O que é um compilador? 6 5 Histórico da linguagem dBase 7 6 Características,vantagens e particularidades 7 7 Palavras reservadas 8 8 Estruturas condicional/repetição 9 9 Exemplo de programa em código fonte 10 Conclusão 11 Referências Bibliográficas 12
Introdução
No mundo globalizado, não nos imaginamos trabalhar, estudar, ou mesmo participar de redes sociais e se comunicar com pessoas de diversos lugares, sem utilizar um computador. Este equipamento, tão poderoso, mas que no fundo entende apenas a linguagem binária, o zero e o um.
Para que o computador pudesse entender o que uma pessoa queria, foram criadas as linguagens de programação. Hoje existem diversos tipos de linguagem, cada uma com suas características e feitas para um objetivo.
Neste trabalho serão apresentadas as características da linguagem de programação Dbase, muito utilizada nas décadas de 80 e 90, principalmente por quem necessitava criar e administrar banco de dados.
1 O que é linguagem de programacão?
A linguagem de programação é utilizada como meio de comunicação entre o computador e o homem, tendo em vista que os computadores só entendem a linguagem binária, ou seja, 0 e 1.
Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível.
As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo se trabalhar com elas e as de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a