Pcp apostila
[pic]
PLANEJAMENTO e CONTROLE da PRODUÇÃO
Prof. Ricardo José Bordim
1. SISTEMAS PRODUTIVOS
De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou á prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção ” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto que a palavra “operações” refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas indústrias, as tarefas que são o objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou planta industrial. Nas empresas de serviços, as atividades ligadas a “operações” são espalhadas, sendo que ás vezes é difícil reconhecê-las.
Ao longo do tempo, a designação de Administração da Produção vem sendo confundida com a atividade fabril, um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados e movimentações de carregamentos e descarregamentos. Não resta dúvida que isto tem a ver com Administração da Produção, mas a imagem é incompleta. Bancos, hospitais, escolas, aeroportos, que são atividades classificadas como serviços, tem a ver com os conceitos e técnicas da gestão da produção.
1. DISTINÇÃO ENTRE PRODUTOS E SERVIÇOS
A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica na fabricação de um produto físico, tangível, tal como uma geladeira, um automóvel, um sabonete. Por sua vez, um serviço é prestado, e a prestação desse serviço implica em uma ação, embora meios físicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço. Quando somos examinados por um médico, a prestação de serviços consiste na ação exame – diagnóstico – prescrição. Quando estudamos em uma universidade, a prestação do serviço consiste em colocar á nossa disposição os conhecimentos dos professores, dos livros, das revistas, etc. Nesses