inversor de frequencia
“O inversor de freqüência possui a função de controle da velocidade e do torque nos motores de corrente alternada a partir de um comando eletrônico” (BISONI, VAZ, PEREIRA, 2010, p.71), sua utilização se dá principalmente em aplicações como bombas, esteiras, ventiladores e etc.
A utilização de inversores de freqüência gera vários benefícios, tanto para a máquina, quanto para a empresa, como uma redução de energia, diminuição do desgaste mecânico nos equipamentos e redução no ruído por causa da velocidade.
O inversor de freqüência trabalha formando uma onda alternada quadrada com uma fonte de corrente contínua simétrica. Essa fonte é feita por uma ponte retificadora trifásica e dois capacitores de filtro. Esse circuito utiliza um terra como referência, formando uma fonte de corrente contínua simétrica.
A partir de uma lógica de controle, o barramento de corrente contínua alimenta um conjunto de seis transistores IGBTs que criam uma forma de onda alternada quadrada, cuja freqüência varia em função da freqüência de chaveamento. A partir dos pulsos de disparo dos transistores, a distribuição precisa garantir que a tensão na saída seja defasadas 120º entre si.
“Os inversores de freqüência com controle escalar, possuem a característica de manter o torque do motor constante, equivalente ao nominal, mesmo com a variação de velocidade do motor.” (BISONI, VAZ, PEREIRA, 2010, p.72).
O inversor de freqüência tem parametrizações que permitem a mudança de velocidade quando o motor esta ligado.
Sua parametrização é complexa.