Inversao portuguesa
Inversão Portuguesa
A imagem acima nos dá a ideia de como a Família Real Portuguesa, fugindo de Napoleão Bonaparte, chegou aos trópicos.
Primeiramente uma 'parada rápida' em Salvador, (nossa primeira capital colonial) sede do Governo Português no Brasil entre os anos de 1530 e 1753.
Foi na Bahia, em janeiro de 1808, que D.João decretou a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas. Na prática, foi o fim do Pacto Colonial, base do Sistema Mercantil, e resposta às pressões e necessidades inglesas.
A Inglaterra, com o bloqueio continental napoleônico, necessitava garantir mercados consumidores à crescente produção industrial e, por outro lado, os prováveis 13 mil acompanhantes (existem autores que trabalham com números superiores a 15 mil) do "império fujão" transportaram para a nova sede do reino metade de todo dinheiro circulante no reino quando da fuga.
No Rio de Janeiro, sede da Família Real em seus anos de aventura nos trópicos, a primeira grande conseqüência, antes mesmo dos produtos e serviços ingleses chegarem, foi um salto nos valores dos aluguéis (lei da oferta e da procura). Tal demanda foi solucionada pelo príncipe regente D. João com o decreto de confisco das casas dos moradores locais requisitadas pelo estado. Muitos outros problemas aterrorizavam a Corte, um dos principais eram os gastos excessivos com baixa arrecadação, principalmente após os Tratados de 1810, que mudaram todo o sistema tributário, reduzindo os impostos sobre os importados.
A solução foi instituir um banco e 'fazer dinheiro' ( sem lastro/ ouro ). O resultado não poderia ser pior: mais inflação.
Veja a seguir o fragmento do Filme "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil" (1995) de Carla Camurati" explorando o fato.
P�gina A República ainda em construção
Podemos dizer que a Primeira República, pouco ou nada tinha de direitos humanos e cidadania. Nessa época prevalecia ainda um sistema muito semelhante ao