Inventários de Estudos
Autor(es)
País(es)
Metodologia
Principais Resultados
Simon Schwartzman e Colin Brock
Rio de Janeiro
Foi feita uma pesquisa sobre os desafios da educação brasileira, através de análises textuais onde foram aprofundadas algumas obras de alguns autores.
Os autores criticam arduamente e construtivamente o sistema educacional público, trazendo resultados de pesquisas que comprovam a ineficiência deste sistema, eles mostram seu comprometimento em fazer com que nossas escolas e universidades (brasileiras) funcionem cada vez melhor, em benefício da população do país. Os autores trazem também soluções em curto prazo, para enfrentar esta complexidade crescente no país, ele aponta para que se possam criar condições adequadas para o desenvolvimento da pesquisa em educação.
Ladislau Dowbor
Petrópolis - RJ
O autor identifica as grandes linhas do imenso potencial que abrem as novas tecnologias do conhecimento, e também os novos perigos que apresentam. Analisando e comparando investimentos com outros países.
O autor com sua pesquisa traz grandes contribuições para a educação, apontando para as novas tecnologias do conhecimento, mas também para os novos perigos que apresentam. Como resultado de sua pesquisa, ele também identificou as grandes linhas do imenso potencial que abrem essas novas tecnologias.
Luiz Fernandes Dourado (2005)
Brasília
Fez uma pesquisa sobre as Políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar, através de analises de outros textos.
Apresenta a estrutura da educação básica no País, os indicadores sociais e educacionais, a concepção de fracasso escolar destacando as condições intra e extra-escolar que contribuem para a sua produção situou as políticas e os programas adotados como estratégias para o combate ao fracasso escolar. Nesse sentido, é fundamental destacar que o Brasil vem desenvolvendo políticas e ações cuja lógica expressa uma vontade política