Inventário
INVENTÁRIOS
Empresas organizadas têm sua função de Administração de Materiais dotada de políticas e procedimentos claramente definidos, objetivando um acurácia nos estoques.
O sistema de controle da movimentação dos estoques tem registros em controles adequados visando mantê-lo sempre preciso e exato. O mais utilizado é o sistema de inventário.
Periodicamente, a empresa deve efetuar inventários, as contagens físicas de seus itens, para verificar:
Diferenças nas quantidades entre estoque físico e o estoque contábil;
Diferenças nos valores entre o estoque físico e o estoque contábil;
Apuração do valor total de estoque físico e contábil.
Os inventários podem ser:
Gerais:
Aqueles realizados no final de cada exercício fiscal (ano). A finalidade é a contagem e a valorização de todos os itens, em todos os estoques, de uma só vez. Normalmente é realizada a parada operacional e administrativa total da empresa, para não haver interferências ou erros. Requer um bom planejamento e muito pessoal (nem sempre especializado).
Permanentes:
Aqueles realizados permanentemente. Diariamente são contados todos os estoques. É confrontado com o teórico / contábil. Os eventuais ajustes são efetuados. O estoque está sempre correto. Não há a necessidade de paralisação operacional, e o pessoal é especializado.
Rotativos:
Cíclicos, são aqueles realizados aleatoriamente, ou segundo uma determinada programação de itens, ou para áreas/produtos problemáticos. Diariamente é contada uma parte do estoque, e os eventuais ajustes, feitos. Se a movimentação é baixa, pode ser contado apenas o estoque trabalhado. Não há a necessidade de paralisação operacional, e o pessoal é especializado. Ganho de tempo e o gasto é mínimo.
Periódicos, são aqueles realizados segundo uma determinada programação de tempo. Diariamente é contada uma parte do estoque, e os eventuais ajustes, feitos. Não há a necessidade de paralisação operacional, e o pessoal é