INVENTÁRIO TAXONOMICO DE BIOLOGIA APLICADA
FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
EDNO ALEXANDRE DA ROSA
INVENTARIO TAXONÔMICO
(26/08/14)
CUIABÁ - MT
2014
1. INTRODUÇÃO
O termo "Algas" é aplicado aos organismos de natureza vegetal, seja em água doce ou salgada, que não desenvolvem flores como fazem as plantas vasculares terrestres e aquáticos. A maioria das algas são capazes de produzir substâncias orgânicas a partir de dióxido de carbono (CO2) e de substâncias inorgânicas dissolvidas na água. Este processo, chamado de fotossíntese, através da clorofila, um pigmento verde presente na célula, o que atua de modo a transformar a energia luminosa em energia química..
No progresso evolutivo das algas foi muito significado o aparecimento das membranas celulares, por exemplo, a separação do núcleo do citoplasma e outras organelas que limitam a célula.Os sistemas de membrana são característicos de todos os organismos eucariontes que vão desde as algas mais simples para o homem.
As células procarióticas são as bactérias pequenas. Por exemplo, as células do cianobactérias ou algas azuis-verdes são desprovidos de qualquer sistema de membrana e, consequentemente, os pigmentos são dispersos num floco no citoplasma.
As características gerais das algas: são autotróficas fotossintetizantes, uma vez que elas são capazes de formar matéria orgânica usandoa energia da luz e da matéria inorgânica. Podem ser unicelular ou multicelular . Pode se reproduzir assexuadamente , por bipartição em unicelulares e fragmentação, em multicelular, também se reproduzem sexualmente através da formação de gametas. As algas que vivem em habitats aquáticos, com teor de umidade fresco ou marinha , ou alta, como em florestas sombrias . Elas têm várias aplicações, desde drogas até alimentos. As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente tanto as unicelulares quanto as