Inveja
Slide 1 – Danilo - Pecados
Pecado é um termo usado para descrever qualquer tipo de desobediência a Deus. O pecado pode ser classificado como perdoável, que não há a necessidade de confissão caso haja arrependimento, e em pecado capital, que necessita de confissão e arrependimento para que a alma seja purificada.
Slide 2 – Jéssica - Natureza
Palavra proveniente do latim invidia, que quer dizer olhar com malícia e significa o desejo de obter algo que outra pessoa possui que não temos, causando o desejo inconsciente de danificar o próximo não importando com o mesmo para a obtenção do bem. É considerado um sentimento de frustação, de inferioridade, de desgosto, de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja deriva-se da soberba. Logo, a mesma tem duas caras: expandida e risonha perante o mal dos outros; amarrada e tristonha da prosperidade alheia.
DanielO ciúme é uma face da inveja. Não se alegra com os reveses e dissabores alheios. Mas tem o receio exacerbado de perder o bem que possui, cobiçando violentamente o bem dos outros.
A inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência, tendo inúmeras formas de expressão: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, agressões, rivalidade, vinganças.
Slide 3 – Nathália - NaturezaEfeitos: Da inveja nascem à calúnia, a maledicência, a delação, as rivalidades, as discórdias, o ódio e até o homicídio.
A inveja é considerada um dos sete pecados capitais, uma vez que ela constitui a fonte de outros pecados e porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual, não sendo uma característica de um Cristão, mostrando que ainda somos controlados pelos nossos próprios desejos.
Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia, em Hebreus, nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos,