Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade
Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenibilidade, são palavras que fazem parte do cotidiano da manutenção. Se analisarmos a conceituação de manutenção, verificamos que a missão da manutenção é ‘’Garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a anteceder a um processo de produção ou de serviço com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequado.
CONFIABILIDADE
Do Inglês ReliabilityO termo teve a origem nas análises de falhas em equipamentos elêtronicos para uso militar durante a década de 50, nos EUAEm 1960, foi criado pela Federal Aviation Administration um grupo para estudo e desenvolvimento de um programa de confiabilidade para a indústria aeronáutica.
CONFIABILIDADE:
Duas conclusões do grupo provocou a reorientação nos procedimentos até então em vigor:
Se um item não possui um modo predominante e característico de falha revisões programada afetam muito pouco nível de confiabilidade
Para muitos itens, a prática da manutenção preventiva não é eficaz.
CONFIABILIDADE
Definição de confiabilidade:
“Confiabilidade, do inglês Reliability, é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida, sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo. O termo confiabilidade R(t) é usado como a medida de desempenho de confiabilidade (NBR 5462-1994)’’
MANUTENIBILIDADE
Probabilidade de uma dada ação de manutenção efetiva, para um item sob dadas condições de uso, pode ser efetuada dentro de um intervalo de tempo determinado, quando a manutenção é executada sob condições estabelecidas e usando procedimentos e recursos prescritos.
É a facilidade de um item ser mantido ou recolocado no estado no qual ele pode executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante os procedimentos e meios prescritos. (ABNT NBR 5462, 1994)