FMEA na Manutenção Industrial
Sumário
1. Introdução
Hoje muitas indústrias, agências governamentias e outras entidades possuem especialistas, engenheiros e gerentes de confiabilidade. O campo da confiabilidade tem evoluido em diversos campos, tais como: confiabilidade de softwares, mecânica, sistemas de potencia e engenharia de manutenção. Áreas como engenharia de manutenção estão diretamente relacionados com a engenharia da confiabilidade.
Tal engenharia, está relacionada com o tratamento probabilístico de falhas em um sistema. Varios fatores podem influenciar no desenvolvimento de um sistema, podemos relacionar entre eles a rápida evolução dos materiais, a necessidade de redução de custos, e as considerações com segurança e legislação. A engenharia de confiabilidade, vem se desenvolvendo em resposta ao desafio da necessidade de controlar tais riscos.
Diante de tal necessidade de aumento de conifabilidade e diminuição de riscos, a utilização da ferramenta FMEA na atividade de manutenção industrial permite análises, das quais sejam capazes de proporcionar melhores condições para o processo de tomada de decisão dentro da gerência de manutenção, estando de acordo com os princípios da contabilidade financeira e aumentando a confaibilidade da mesma.
2. A Ferramenta FMEA
A FMEA é uma ferramenta de gerenciamento de risco que tem por objetivo identificar os possíveis modos de falhas de um dado produto/processo e suas respectivas causas, bem como os efeitos dessas sobre o cliente, interno ou externo, e através de procedimentos apropriados, permite atuar sobre tais itens de forma a reduzir ou eliminar a chance de ocorrência dessas falhas.
Na elaboração da FMEA, cada componente é examinado de forma a identificar seus possíveis modos de falha. Realiza-se a determinação do impacto de uma