intubacao
Esta indicada em pacientes com diminuição do nível de consciência; trauma facial ou oral, secreção respiratória intensa, falência respiratória, e outros.
A intubação pode ser endotraqueal ou orotraquial, a intubação esta relacionada com a inabilidade dos pulmões em manter uma adequada oxigenação sanguínea ou ainda em manter uma adequada remoção de dióxido de carbono das células, é um procedimento de suporte avançado de vida onde o médico com um laringoscópio, visualiza a laringe e atrás dela introduz um tubo na traqueia ( tubo endotraqueal) que será utilizado para auxiliar e ventilar o paciente, assim institui a ventilação mecânica ( respiração ).
A escolha do tamanho da cânula é muito importante, cânulas com extensão de 2 mm são indicadas para neonatais e a de 9 mm para adultos, e o tamanho correto da cânula depende do peso do paciente.
Os pacientes com suspeitas de lesão em coluna cervical devem ser mantidos com a cabeça em linha reta durante a intubação endotraqueal, intubação por vias nasais é preferida nesses casos, o tubo endotraqueal parte também permite a administração de medicamento no organismo. Técnica impropria de intubação pode resultar em trauma de arcaria tecidos moles, na boca ou nariz e cordas vocais.
Equipamentos utilizados na intubação:
Equipamentos de proteção individual;
Tubo endotraqueal com cuff intacto ( 7,5 a 8 mm para mulheres adultas e 8 a 9 mm para homens adultos);
Cabo de laringoscópio com bateria nova,
Lâminas de laringoscópio ( curva e reta;
Ambú com máscara, conectado a oxigênio a 100%;
Fonte de oxigênio testada, Luvas estéreas;
Seringas de 20 ml para insuflar o cuff;
Solução lubrificante (lidocaína gel oy spray);
Sonda de aspiração ligada ao vácuo;
Estetoscópio; Fio-guia estéril;
Respirador testado e funcionastes;
Cadarço ou fita adesiva para fixação do tubo endotraqueal; Equipamentos adicionais ( medicações sedativas e tranquizantes):
Separar o material de intubação endotraqueal necessário;