Introdução ao Turismo - Viagem Fenomenal
Disciplina: Introdução ao Turismo
Marco Aurelio Mendonça
Viagem fenomenal
Do nomadismo, na Pré-História, ao desenvolvimento da atividade turística como a conhecemos atualmente, a humanidade experimentou descobertas, disputas, conquistas, tempos de pujança econômica e momentos de crise, épocas de paz e de guerra. Durante esse processo, criou e aperfeiçoou uma das mais rentáveis e dinâmicas atividades econômicas, responsável pela geração de milhões de empregos diretos e indiretos: o turismo, atividade estratégica de desenvolvimento por seu efeito multiplicador de renda, que beneficia outros setores da economia. O turismo responde por importante parcela das vendas de bens e serviços no mundo e gera mais de 200 milhões de empregos diretos e indiretos.
No século XX, uma série de fatores históricos, sociais, políticos e econômicos impactaram o setor, levando-o do crescimento à estagnação. Após duas guerras mundiais, o turismo volta a ganhar força, fortalecido pela demanda reprimida e por interesses econômicos que motivaram os governos a destinar uma ampla gama de investimentos ao setor. Simultaneamente, nesta fase, é dada maior importância à qualificação da atividade, com formação de profissionais especializados e fomento à pesquisa do fenômeno turístico, observando-se sua inter-relação com outras disciplinas.
Neste contexto, a atividade no Brasil avança timidamente, apesar de sua natural vocação turística, demonstrada pela ampla diversidade de riquezas naturais e paisagens. Os baixos resultados referentes a entrada de turistas internacionais e geração de receita revelam um forte desequilíbrio entre o potencial do país e o aproveitamento turístico e representatividade no panorama mundial.
Ainda assim, o país tem conquistado índices positivos, com o turismo em amplo desenvolvimento, favorecido pela especialização de seus profissionais, melhoria da infra-estrutura e apoio governamental, através da instituição de políticas públicas