Introdução
A Revolução Russa foi um marco na história mundial ao fazer de um processo histórico ligado às questões sócio-econômicas e culturais da Rússia um exemplo de revolução popular capaz de influir em questões políticas internacionais, bem como, na ascensão dos movimentos socialistas. Para entender um pouco melhor suas motivações temos que antes ressaltar alguns pontos que vão desde a crise do poder monárquico até a situação da economia russa.
Mesmo chegando ao poder, em 1917, os princípios socialistas da Revolução não perduraram durante muito tempo. Segundo alguns estudiosos, como o historiador Maurício Tragtenberg, o socialismo não teve suas idéias completamente aplicadas com o surgimento da União Soviética, contrariando aqueles que dizem que o socialismo foi uma forma de governo frustrada.
Conclusão
Conclui que a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua importância decorre do fato de Ter provocado a ruptura da ordem socioeconômica capitalista, que se espalhava pelo mundo sob a hegemonia das grandes potências européias e dos Estados Unidos.
Por uma série de circunstâncias, a Rússia foi o primeiro país onde se tentou levar à prática as idéias do socialismo científico, elaboradas principalmente por Marx e Engels. A União Soviética, a partir de 1917, tornou-se o país pioneiro de uma experiência de enormes proporções, a da criação de uma sociedade socialista, permanecendo isolada nessa situação até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando inúmeros países passaram a fazer parte do mundo do socialismo.
Somente no fim da vida, Marx levantou a possibilidade de uma revolução socialista ocorrer na Rússia. As causas da Revolução Russa de 1917 foram as diversas derrotas na Primeira Guerra Mundial e em outras guerras, o governo absolutista e corrupto, crise econômica e administrativa do país, desigualdade social, fome, altos impostos, entre outros fatores.
Bibliografia