Introdução
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Seminário
Potência, Energia potencial e Conservação de energia mecânica
Rodrigo Rocha, Enecila Melo, Karinny Amorim, Raíssa Thayanne, Andrezza Ferro
Professor(a): Nívea Fernanda
Maceió-AL
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Potência, Energia potencial e Conservação de energia mecânica
Maceió-AL
2014
SUMÁRIO
1.Introdução 4
2.Objetivo 5
3.Potência 6
4.Energia Potencial 8
4.1.Forças conservativas e dissipativas 8
4.2.Energia Potencial 9
4.3.Energia potencial elástica 10
4.4. Energia potencial gravitacional 11
5.Conservação de energia mecânica 12
6.Conclusão 13
7.Referências bibliográficas 15
1. INTRODUÇÃO
Talvez a palavra energia seja umas das mais constantemente utilizadas no dia a dia. Rotineiramente fala-se sobre energia elétrica, energia solar, energia armazenada nos alimentos, energia sonora, energia química, energia nuclear, energia térmica, dentre outros tipos e fontes de energia. É claro que nem sempre se utilizam a palavra energia e suas derivações com o significado físico apropriado.
Segundo a física, a energia está associada à capacidade de se executar trabalho. Assim, quanto mais energia um corpo tem, mais capacidade ele tem de executar trabalho. A energia se manifesta na natureza de várias formas, que podem ser convertidas entre si. Numa usina hidrelétrica, por exemplo, a água, inicialmente represada (energia potencial), escoa por condutos e, ao movimentar as turbinas (energia cinética), promove a geração de energia elétrica.
A energia potencial e a energia cinética compõem a denominada energia mecânica. Assim, pode-se dizer que numa hidrelétrica a energia mecânica é transformada em energia elétrica. Assim como a energia está a associada a capacidade de se executar trabalho, a potência está associada a capacidade de realizar trabalho em um determinado intervalo de tempo, tendo sua unidade de medida caracterizada como