introdução
2 DESENVOLVIMENTO
Para que o projeto tivesse sucesso, foram atendidos os valores humanos, levando em conta características psicológicas e sociais do público alvo, definindo o que se quer prevenir ou remediar. O referencial científico foi importante, para que se possa ter credibilidade em relação ao público alvo.
O objetivo geral do projeto foi de conscientizar as crianças e adolescentes à questão das drogas, os males que trazem a saúde, aos relacionamentos interpessoais e a sua ligação com a violência, a fim de contribuir para transformação da realidade vivenciada, onde buscou-se orientar sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências eestimular a prática de atitudes mais saudáveis e mais divertidas sem a necessidade do uso de drogas. O projeto teve início no mês de Agosto e término no mês de Novembro de 2014.
O projeto foi desenvolvido através de palestras temáticas sobre prevenção e combate às drogas, onde foram abordados os seguintes temas:
• Drogas lícitas e ilícitas – diferenças e proibições;
• Álcool – danos a saúde, a dignidade e a família, a violência;
• Tabaco – substâncias nocivas e males a saúde;
• Dependência física e mental das drogas.
As palestras foram ministradas por profissionais de Assistência Social, Psicologia e Enfermagem de forma dinâmica, gerando uma grande participação dos alunos. Várias imagens ilustrativas foram expostas em forma de desenhos, animações e vídeos relacionados aos temas. Utilizou-se panfletos, cartazes, slides produzidos em powerpoint afim de serem apresentados em um datashow de propriedade do CRAS.
A abordagem foi realizada de forma sutil, sem postura agressiva com relação aos usuários de drogas. Através de indagações, buscando ouvir os alunos sobre o que eles entendiam a respeito, tirando as dúvidas sobre as substâncias nocivas ao organismo humano. Contudo foram surgindo comentários de efeitos e conseqüências negativas do uso das drogas, por parte de seus monitores,