introdução
Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas. Partindo desse princípio, observamos que o gerenciamento equilibrado ocorre quando há a participação eficaz das pessoas, dos colaboradores, trazendo sinergia de esforços, para conseguir atingir objetivos e cumprir as missões da organização.
Em relação a estruturação da empresa que nos propomos a visitar , constatamos que o setor de recursos humanos está interligado ao departamento pessoal, percebemos que uns auxiliam os outros e que o setor possui uma única gerência. A empresa utiliza os três planejamentos, dependendo da gravidade e do prazo que se tem para resolver tal assunto, mas na maioria das vezes é utilizado o planejamento a médio prazo.
Os funcionários do departamento desempenham diversas funções, dentre as principais podemos destacar: Recrutamento e seleção, Integração do funcionário com a empresa, admissões e demissões, administração dos benefícios (vale transporte, vale refeição, plano de saúde, lazer como clubes entre outros), orientação dos funcionários.
Em relação ao planejamento de carreira, seu principal objetivo é reter talentos presentes na corporação. Isso possibilita programar o tempo necessário para alcançar objetivos e avaliar os conhecimentos para a realização de projetos. Infelizmente a empresa no momento não possui plano de carreira, mas já está em negociação e será implantado.
Não podemos deixar de falar também das ciências sociais, muitas pesquisas tem sido realizadas e observa-se a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, nos movimentos sociais, ora sendo empregada como técnica de manutenção da sociedade capitalista, ora tentando compreender o ser humano concentrando-se na sua vida organizacional, enfocando a interação social.
Na maior parte dos casos a empresa consegue passar a